EEG - GEOFISICA

É conveniente contratar uma empresa de serviços?

Essa é certamente uma boa solução se estiver certo da qualidade do fornecedor de serviços e da sua competência. Há sempre o risco de envolver alguém iniciante que está fazendo experiência a costas do cliente, o qual espera, com a própria habilidade, esconder a sua falha atrás de uma bela restituição gráfica em cores. O aspecto econômico não é secundário mesmo porque as empresas realmente especializadas têm um custo relativamente alto.

Encontrar uma empresa ou um profissional realmente especializado é difícil. A maior parte deles trabalha so ocasionalmente com geofisica, em conjunto com outras atividades de serviço. Normalmente é capacitado parcialmente para sísmica ou geoelétrica, algumas vezes possui um Georadar, mas dificilmente garante as três técnicas juntas. Quem é realmente capacitado para fornecer um serviço válido é quem se ocupa de geofísica de forma prevalente e é preparado para todas as atividades sem significativas exclusões. Mesmo aqui, porém, existem os buracos negros…

A atual situação do mercado vê a presença de sujeitos que fornecem os serviços de geofísica nas diversas regiões, alguns já há tempo e com válida experiência, outros definitivamente improvisados. A variabilidade de preço é ampla, principalmente devido à presença de sujeitos que estão dispostos a tudo para entrar no mercado. Tudo seria lícito se as regras do livre mercado pudessem funcionar, mas não é assim. Para que possam funcionar é indispensável que aquele que adquira o serviço seja capacitado em avaliar a qualidade, assim como qualquer um pode experimentar um “presunto” e decidir a eventual compra avaliando a relação custo/benefício. Em geofísica isso não acontece porque quem compra normalmente não tem uma preparação adequada para avaliar o resultado fornecido: por vezes, mesmo quem fornece o resultado não tem a preparação para isso.

Contudo, podemos levantar a hipótese de ter a disposição uma empresa externa ou um profissional confiável e econômico, e fazer um confronto do nosso sistema com uma situação deste tipo.

Os aspectos positivos a aplicar-se a outros são os seguintes:

  • Outros se ocupam de tudo e você dispõe de um resultado sem empenhar-se diretamente.

Os aspectos negativos são os seguintes:

  • No cálculo dos custos a empresa deve considerar as despesas de deslocamento que dependem da distância do canteiro e algumas despesas para a elaboração da relação técnica.
  • Se as atividades forem limitadas os custos podem ser bastante elevados.
  • A empresa intervém o quanto antes, mas sempre primeiramente em relação às próprias necessidades e logo às suas.
  • Outra empresa ou outro profissional intervém na obra e são colocados em contato com o cliente.

A nossa solução é vantajosa também para volumes reduzidos e as únicas despesas acrescentadas são aquelas de expedição dos equipamentos. O seu tempo dedicato a essa atividade tem certo custo, mas é amortizado juntamente com outros relativos ao seu canteiro. Normalmente o custo real do nosso sistema é a metade do melhor preço do mercado.

É conveniente contratar uma empresa de serviços?