EEG - GEOFISICA

Geoelétrica 3D

3D per WP2

O mapeamento geoelétrico 3D permite obter mapas de resistividade real geralmente em não menos de 13 diversos níveis de profundidade lagaritmicamente crescentes. Permite, portanto:

  • Executar as pesquisas arqueológicas de grande detalhe em terrenos onde o Georadar não pode eficientemente operar (terrenos finos);
  • Reconstruir o traçado de túneis e cavidades;
  • Localizar corpos enterrados.

Para realizar um levantamento eficaz é necessário utilizar um equipamento muito rápido. O nosso instrumento é velocíssimo. A versão D na modalidade muito rápida chega a adquirir 800 valores de resistividade válidos e não repetidos em apenas 5 minutos..  Provavelmente é o instrumento mais veloz atualmente existente no mercado.

Considerando cinco minutos de aquisição para cada seção é possível operar em 3D adquirindo sem dificuldade um Ha por dia (10.000 m2) com uma malha 2×2 m.
A seção de 48 elétrodos a passo de 2 m apenas adquirida é movida paralelamente a 2 m e adquirida novamente. Cinco minutos de aquisição e a seção é novamente transferida e re-adquirida. Na prática, o tempo é determinado pela velocidade com que se move a linha. Operado em um campo livre de vegetação, em cinco minutos três pessoas movem a seção. Um Ha é, portanto, investigado com 40.000 valores de resistividade em um único dia, com um elevadíssimo detalhe de informação.
A elaboração dos dados ocorre com um modelo 3D do terreno que tem como dados de entrada os 40.000 valores de resistividade.
A arqueologia é o setor onde esta nova metodologia pode ser mais útil. O Georadar frequentemente falha ou não é suficientemente penetrante devido à presença de materiais finos e úmidos nos primeiros metros do terreno.

Geoelétrica 3D