EEG - GEOFISICA

HVSR

Uma outra medição que pode ser realizada sem dificuldade utilizando o nosso equipamento é a HVSR, também chamada de “Método Nakamura”.

Neste tipo de pesquisa é necessário utilizar um geofone triaxial de baixa frequência que serve para gravar o ruído ambiental por um prazo de pelo menos 20 min. O resultado da análise é a frequência crítica do lugar, que é aquela vibração que o solo amplifica naturalmente devido à ressonância do pacote de sedimentos que estão acima do substrato rígido.
A frequência de pico depende da espessura do pacote sedimentar e, em maior detalhe, da estratigrafia completa das velocidades sísmicas Vs do solo.
Ter conhecimento da frequência que o terreno amplifica naturalmente é muito útil para o projetista porque permite evitar que a estrutura do projeto entre em ressonância àquela mesma frequência, com resultados bem ruins no caso de um terremoto.
Considerando que a estratigrafia da velocidade sísmica Vs é o resultado do ensaio MASW também, utilizar as duas metodologias de forma combinada no mesmo lugar cria um vínculo entre os dois resultados e um complemento de informações. Mais em detalhe, a metodologia HVSR completa em profundidade a estratigrafia mais detalhada do teste MASW e, ao contrário, a MASW detalha em superfície a estratigrafia obtida do teste HVSR e as duas ficam vinculadas entre si.

HVSR