EEG - GEOFISICA

Medidas de IP (Polarização Induzida)

Medidas de IP (Polarização Induzida)

O método da polarização induzida (IP – Induced Polarization) foi originalmente desenvolvido para procura de elementos metálicos em contexto de pesquisa mineraria.

A polarização induzida é um fenômeno físico gerado pela passagem de corrente elétrica no terreno, e é observada após a interrupção da própria passagem de corrente. O método analisa a curva de caída de potencial após a interrupção da corrente, e mede a “cargabilidade” resídua do terreno eletrificado.

A presença, no terreno, de concentrações anômalas de determinados minérios pode influenciar, de forma considerável, a sua cargabilidade e gerar anomalias no decaimento elétrico.

A aplicação conjunta de eletro-resistividade e IP permite discriminar, com maior precisão, a natureza das anomalias geoelétricas individualizadas. As medidas de IP são efetuadas conjuntamente às medidas de campo elétrico, com um aumento do tempo de aquisição dos dados de mediamente 100 %.

Os perfis IP vão integrar a análise geoelétrica com dados diretamente ligados às propriedades físicas dos minérios pesquisados, proporcionando assim preciosas informações adicionais sobre a “cargabilidade elétrica” do subsolo: as medidas são efetuadas utilizando um tempo de registro de 3 segundos após a interrupção da corrente, subdividido em 5 janelas conforme o detalhe da Tabela 1:

Tabela 1 – Características das aquisições IP
Janela Início (ms) Intervalo (ms)
1 160 120
2 280 220
3 500 420
4 920 820
5 1.740 1.260

Medidas de IP (Polarização Induzida)