EEG - GEOFISICA

Usinas fotovoltaicas

Para o dimensionamento dos cabos e dos aterramentos é preciso conhecer a Resistividade Térmica e a Resistividade Elétrica dos terrenos onde os cabos vão ser enterrados e onde precisa dimensionar as malhas de aterramento.

Os cabos aquecem devido a passagem de corrente elétrica. A energia térmica gerada pelos cabos é dissipada pelo solo onde os cabos se encontram enterrados. Se a Resistividade Térmica do terreno é elevada precisa colocar cabos de grande diâmetro ao fim de não aquecer muito. Se a Resistividade Térmica é baixa podem ser utilizados

cabos de diâmetro menor poupando um bom valor na compra deles. Uns Ensaios de Resistividade térmica devem ser então realizados antes da projetação. Para que um aterramento elétrico possa funcionar com eficiência precisa que a resistência de contato com o solo seja muito baixa (poucos ohm). A resistência de contato depende do tamanho do aterramento e do tipo de solo onde o aterramento é realizado. Por isso conhecer a Resistividade Elétrica dos terrenos é fundamental para o correto dimensionamento dos aterramentos. Se a Resistividade Elétrica é muito alta pode-se também trocar o solo com um de menor restividade. A Resitividade Elétrica é medida a través dos Teste Wenner NBR 7117.

Usinas fotovoltaicas